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Como fazer Carteira de Trabalho Digital e como funciona a CTPS online?

Carteira de trabalho

Desde 2019, a Carteira de Trabalho Digital passou a substituir a versão física do documento em papel.
Desde setembro de 2019, a carteira de trabalho digital passou a substituir a antiga CTPS física para facilitar o acesso às informações de trabalho dos brasileiros.
Nela, ficam registradas toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), como data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.
São esses registros que garantem ao trabalhador direitos trabalhistas como aposentadoria, seguro-desemprego e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Como funciona a Carteira de Trabalho Digital?
A Carteira de Trabalho Digital pode ser feita e acessada pelo aplicativo do Governo Federal baixado no celular ou no computador. Para fazer a sua identificação, basta utilizar o número do CPF do trabalhador.
Isso significa que agora, quando você for contratado por uma empresa, precisa apenas fornecer o seu CPF para que o empregador acesse os dados da carteira de trabalho e faça os registros necessários.
A CTPS digital tem algumas vantagens em relação à física. As principais delas são:

  • todo o processo de solicitação é feito pela internet;
  • o documento fica pronto mais rápido;
  • você não paga nada para fazer a sua;
  • você pode acessar todas as informações sobre seus contratos de trabalho (férias, salário) quando quiser;
  • você não corre o risco de perder o documento (ou de ele ficar amassado ou molhar, por exemplo).

Como tirar a Carteira de Trabalho Digital?
Agora que você já sabe que o processo de solicitação da sua carteira digital é simples, mão à obra, vejamos aqui o passo a passo de como fazer esse pedido pelo site do Ministério do Trabalho.
Saiba que você pode solicitar sua CTPS digital pelo computador ou smartphone, e vamos explicar tudo o que você precisa saber para tirar sua carteira de trabalho digital.
A carteira digital não tem mais um número próprio: os dados são acessados pelo número do seu CPF.
Isso significa que agora, quando você for contratado por uma empresa, precisa apenas fornecer o seu CPF para que o empregador acesse os dados da carteira de trabalho e faça os registros necessários.
Agora vamos ao passo a passo a seguir.
1. Cadastre-se no portal do Governo
Antes de obter a sua carteira de trabalho digital, você precisa se cadastrar no portal do Governo. Caso já tenha um cadastro, pule esta etapa e apenas insira CPF e senha cadastrados para ter acesso.
2. Baixe o app da CTPS digital
Você pode baixar o app da carteira de trabalho digital na Google Play e Apple Store (caso você resolva fazer o procedimento pelo celular).
Se o trabalhador não possuir um celular para baixar o aplicativo, a Carteira de Trabalho Digital pode ser feita através do Portal Emprega Brasil, também utilizando o login e senha cadastrados no Gov.br.
3. Insira seus dados pessoais
Preencha suas informações como CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento.
Se você nasceu no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.
4. Aguarde a validação das informações
As informações serão validadas na base de dados do governo federal. Em seguida, você será direcionado para responder cinco perguntas sobre sua vida profissional e previdenciária.
5. Responda o questionário
Depois de responder o questionário, você receberá uma senha temporária que precisará ser trocada no primeiro acesso ao Portal Emprega Brasil ou ao aplicativo.
Como são feitas as anotações na CTPS digital?
Já que não é mais necessária a carteira em papel, também acaba a necessidade de levar o documento para o empregador no momento do registro. Tudo é feito online pelo empregador, por meio do eSocial, uma plataforma que reúne dados da Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e INSS (Instituto Nacional da Seguridade Nacional). Você só precisa fornecer seu número de CPF.
E não precisa se preocupar! O Governo garante que todas as informações lançadas no sistema têm o mesmo valor de uma assinatura na antiga carteira física. E a vantagem é que, ao tirar CTPS digital, você poderá consultar todas as informações de seus contratos de trabalho pelo aplicativo ou site como destacado abaixo.
Todos os dados ficam disponíveis para consulta em até 48 horas após o registro, que deve ser feito pelo empregador, como manda a lei, em até 5 dias úteis após a contratação.
Quanto custa para emitir a carteira de trabalho?
A emissão da carteira de trabalho digital ou de papel é gratuita. Ou seja, você não precisa pagar nada para fazer a sua. Portanto, é muito importante manter os dados atualizados sempre quando fizer uma transição profissional.
Onde tirar carteira de trabalho?
Se você precisa emitir uma carteira de trabalho física, deverá:
Enviar um pedido de agendamento por e-mail, para o destino: trabalho.(uf)@economia.gov.br. O (uf) deverá ser substituído pela sigla do seu estado de moradia.
Ou ir para um dos seguintes locais:
Gerência Regional do Trabalho;
Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE);
Postos de atendimento e prestação de serviços ao cidadão;
Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT).
Lembrando que a carteira de trabalho física será criada a partir de agora apenas para trabalhadores públicos ou que fazem parte de órgãos internacionais.
Quem tem carteira física precisa fazer a carteira digital?
Se você possui uma carteira profissional física, é importante que você guarde esse documento, porque ela continua sendo uma forma de comprovar o seu tempo de trabalho antes de você ter adquirido a versão digital da CTPS.
Ainda que a carteira digital tenha informações sobre os contratos de trabalho antigos, continuar guardando o documento original pode ser necessário para esclarecer possíveis erros nas informações, especialmente quando você precisar utilizar um benefício como FGTS ou auxílio-doença.
Como acessar os dados da Carteira de Trabalho Digital?
Para consultar a sua Carteira de Trabalho Digital:
Acesse o aplicativo;
Entre na sua conta usando o seu CPF e a senha do site Gov.br;
Na página de Início, aparecem as últimas anotações do documento;
Ao clicar no guia Contratos, é possível localizar as empresas onde já trabalhou.

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